quinta-feira, 2 de maio de 2013

Resumo 1: A internet

Resumo de tema do texto  “As características dos meios de aprendizagem interativa online”
Patrick j. Fahy

“A internet é potencialmente uma ligação poderosa e um veiculo comunicacional, tendo ultrapassado os 100 milhões de websites em 2004 (Watching the Web Grow Up, 2007)”
Palavras-chave: internet, vantagens, fragilidades, potencialidades educativas, gerações internet
A aprendizagem online está associada à internet, oferecendo vantagens e desafios aos educadores. A sua utilidade e optimização estão ligadas a problemas de navegabilidade, estrutura, interactividade, complexidade, segurança, estabilidade e tempo gasto pelos utilizadores confusos ou indisciplinados.
Vantagens: Enorme capacidade da internet em ligar os participantes com a informação entre eles; Capacidade em providenciar crescimento rápido de ligações que potencialmente aumentarão, experiências multissensoriais, enquanto se mantiverem adaptáveis às necessidades individuais; Aspecto já reforçado, adequação das ferramentas pelos educadores às necessidades dos aprendentes e apoiar a colaboração e interação; A internet oferece meios para atrair a atenção dos alunos e apresenta oportunidades em focar percepções e chamadas de imediatas. A participação do aluno pode ser efectuada com comunicações mediadas por computador e uso de projecto de aprendizagem colaborativa.
 Fragilidades: A inerente falta de estrutura da Web pode resultar para alguns utilizadores como desintencionalmente “perdidos no ciberespaço” ou fazerem um uso empobrecido dos seus tempos; Os materiais existentes na internet (Web 1.0)  podem diminuir a interactividade, providenciando apresentações unilaterais de informação; A confiança e segurança da informação pode ser suspeita; O uso corrente e correcto da Internet exige literacia capaz e destreza com o computador.
Gerações Internet (Espera-se que a Web 2.0 e Web 3.0 contornar estas fragilidades)
Web 2.0, carateriza-se por:  Permitir criar e fazer circular materiais (“writting web”, web de escrita); Tapping, redes sociais e gestão de conteúdos pelos utilizadores, utilizando Wikis, blogs e postcads;
(Web 1,0 foi originalmente planeada para ser bilateral, mas como cresceu muito as  ferramentas de edição falharam para dar continuidade aos browsers de uso mais alarado).
O crescimento da Web 3.0 (semântica) terá três fases de desenvolvimento:  – Alargamento do acesso à internet a milhões de novos utilizadores via dispositivos móveis - Interesse crescente .no potencial desta tecnologia social. - Rotular a informação de modo a que maquinas e pessoas possam chegar à informação;
Potencialidades da Web 3.0/ semântica: Incorpora o acesso a banda larga móvel de grande alcance para serviços web completos, incluído tecnologias que permitem aos computadores a organização e o desenho de conclusões a partir de dados online. O conteúdo online é codificado de forma a que os computadores sejam capazes de localizar e extrair informação. Assim, as maquinas estarão aptas a ler paginas web tanto quanto os humanos e os profissionais de software poderão navegar numa internet que se assemelhará a uma grande base de dados.
Referência bibliográfica: Fahy, P. J., 2008, As características dos meios de aprendizagem interactiva online

Sem comentários:

Enviar um comentário