sábado, 18 de maio de 2013

Comentário crítico do Blog “Intereduca”

A proposta de construção de um Blog realizado pela comunidade educativa da Unidade Curricular de Educação e Internet tem permitido, por um lado, desenvolver nos alunos capacidades de pesquisa, analise e escolha de diferentes objectos comunicacionais suportados por ferramentas digitais que se encontram online e apropriação teórica dos seus conteúdos com interesse para as temáticas em estudo e, por outro lado, partilhar entre todos os resultados desta construção, seja ao nível gráfico como ao nível da diversidade temática, diminuído assim a distância transicional e estimulando a aprendizagem colaborativa.

Relativamente à construção do meu blog, a que dei o nome de Intereduca (inversão de educação e internet) tive o cuidado de o organizar de forma intuitiva, de seleccionar uma cor suave e neutra para o seu fundo que favorecesse a leitura, e que tem no canto superior direito uma ilustração pouco impositiva de pássaros, o que nos dá, do ponto de vista semiótico, a sensação de espaço aberto de comunicação. Faihy (2008), diz que “imagens desnecessárias podem distrair”, “ detalhes desnecessários podem adicionar tempo à aprendizagem sem aumentar a realização e aumenta o tempo de transferência”. No que diz respeito à cor, o mesmo autor afirma que”há pouca evidência de que a cor, e quando usada em excesso pode mesmo confundir alguns utilizadores”

O Slide share escolhido obedece a estes critérios: Tem um fundo azul suave que contrasta com o fundo amarelo caramelo do próprio blog, destacando-o. Do ponto de vista do texto, este tem um tamanho de letra bastante legível e é apresentado de forma estruturada e sintética. Do ponto de vista do conteúdo, este Slide share que tem o nome de “o Blog na educação” apresenta um índice muito diversificado que vai desde a história do blog, a sua descrição, as suas potencialidades na educação e exemplos de blogs.

O vídeo seleccionado do YouTube é  uma reportagem brasileira sobre o uso da Internet na Educação, em especial a construção e potencialidades educativas do blog, com testemunhos de boas práticas na educação, tanto em contexto escolar e em sala de aula, formação de professores, como em contexto familiar.

A selecção dos links para blogs sobre educação foi feita com a preocupação de apresentar um blog partilhado por professores, alunos e pais sobre a utilização de blogs na Educação e outro sobre conteúdos específicos dirigidos a alunos da disciplina de Físico-química. O primeiro com o título “O uso dos blogs na educação”, propõem-se realçar a importância do uso dos blogs na educação como um canal de comunicação entre alunos, pais, professores, possibilitando uma troca de conhecimentos entre eles. Funciona como um repositório de informação e de troca de opiniões. O segundo com o título “Átomo e Meio” e onde podemos encontrar testes e exames do ensino secundário da disciplina de físico-química, imagens e texto de divulgação cientifica, sugestões e comentários sobre links e questões sobre o acesso ao ensino superior.

Madalena Teixeira. Lisboa, 18 de Maio 2013

Referência bibliográfica: Fahy, P. J., 2008, As características dos meios de aprendizagem interactiva online.

Sem comentários:

Enviar um comentário