quinta-feira, 2 de maio de 2013

Resumo 2: Os Media na formação à distância

Resumo de tema do texto
“As características dos meios de aprendizagem interativa online”
Patrick j. Fahy

Neste tema os autores debruçam-se sobre a:
- relação dos media com a aprendizagem,
- o impacto dos media sobre a percepção de isolamento dos alunos (distância transacional vs. comunidade – ensino com mais pessoas) e
- o papel do ensino relativamente às necessidades individuais de aprendizagem.

A principal função dos meios de comunicação são a coordenação, cooperação e co-construção, o que contempla tanto a dimensão individual como a grupal. A construção das comunidades de aprendizagem, interativas e de apoio, constroem-se a partir do que as pessoas fazem juntas. Assim, a comunidade torna-se num processo utilizando meios de comunicação essenciais à aprendizagem. Também, ao nível individual,  os media permitem diminuir a Distância Transacional, diminuindo a percepção de isolamento, desde que se adeqúem aos estilos de aprendizagem de cada de cada individuo,  se use eficazmente os recursos técnicos disponíveis e que o professor-moderador apoie os aprendentes no processo de aprendizagem, adaptando a interação às suas necessidades e preferências, o que naturalmente requer conhecimentos especializados. Neste contexto, para que o aluno possa ter sucesso, é necessário que tenha um forte grau de autonomia, controlo, maturidade e que prefira a aprendizagem colaborativa e cooperativa que permitam desenvolver experiencias de aprendizagem online adultas, entender e relacionar ideias e conceitos e demonstrar boas competências de expressão escrita. O professor tem o papel de estimular o dialogo online de modo a facilitar aprendizagens significativas através da interação que exige estruturação.
As pesquisas sobre ensino a distância têm demonstrado que o modo como os alunos utilizam os meios de comunicação são mais importantes do que aquilo que o professor faz e, em termos dos resultados dos alunos,  a experiência de ensino do professor não importa tanto como a experiência do professor com a tecnologia. Importa, assim, para os alunos online a adequação dos meios e do projeto apoiado por professores competentes nestes meios.

Referência bibliográfica: Fahy, P. J., 2008, As características dos meios de aprendizagem interactiva online

Sem comentários:

Enviar um comentário